O Instituto Pedro Nunes – Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia (IPN), de Coimbra, participa no Programa Formação PME há 10 anos, oferecendo formação-ação a empresas nas áreas de Organização e Gestão, Implementação de Sistemas de Gestão e Gestão Estratégica.
Segundo Fátima Matias, diretora do Departamento de Formação, os resultados alcançados têm sido excelentes e têm-se mantido em linha com a própria missão do IPN: contribuir para transformar o tecido empresarial e as organizações, promovendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedorismo, assente numa sólida relação entre a universidade e as empresas, e atuando em três frentes complementares: Investigação e desenvolvimento tecnológico; Incubação e aceleração de ideias e empresas; Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.
Funcionando em articulação com a AEP, que tem sido “um parceiro de excelência muito próximo de todas as entidades promotoras”, o grande desafio do programa tem sido encontrar, com o máximo de qualidade e rigor, exatamente aquilo de que as empresas precisam em termos de formação. “Não há empresas iguais, não há soluções iguais e não há edições do Formação PME iguais. A equipa do IPN assume que o limite é o total cumprimento dos objetivos e a satisfação da empresa. Participar no Formação PME do IPN é ter a garantia de contar com uma equipa multidisciplinar a responder àquilo que a empresa procura, e de esta ter uma voz ativa e responsável na seleção dos formadores e consultores com que vai trabalhar. A empresa é, desde o primeiro momento, envolvida na organização do projeto”, acrescentou Fátima Matias.