A maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais

A maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais - Desde Janeiro de 2015 que a AEP – Associação Empresarial de Portugal integrou a Enterprise Europe Network - a maior rede do mundo de apoio às PME e startups com ambições internacionais.

Criada pela Comissão Europeia, a Rede está presente em mais de 60 países, tem 600 pontos de contacto e cerca de 3.000 profissionais norteiam-se, sobretudo, pelos seguintes objetivos:

 Ajudar as PME a encontrar os parceiros certos para o seu negócio e o financiamento de que necessitam para o desenvolvimento da sua empresa a nível internacional, seja pela maior base de dados europeia de oportunidades de negócios, seja através de missões empresariais, missões à medida ou de encontros de negócios.

 Ajudar a identificar os melhores mercados e dar informação prática sobre como fazer negócios nesses países.

 Informar sobre a legislação europeia aplicável, tornando-a menos complexa aos olhos de quem a consulta.

 Prestar serviços à medida para orientar o processo de inovação da PME.

Em Portugal, onze entidades publicas e privadas constituíram o consórcio EEN-PORTUGAL, que coordenado pelo IAPMEI visa ajudar as empresas portuguesas, particularmente as pequenas e médias empresas e startups, a tornarem-se mais inovadoras e competitivas em mercados internacionais, disponibilizando-lhes informação estratégica e serviços de apoio.

Neste âmbito destacam-se três áreas de atuação principais:

Imagem de notícia
Imagem de notícia
Imagem de notícia

Paralelamente, e sendo a informação estratégica uma ferramenta crucial no apoio a estratégias empresariais de sucesso, a Enterprise Europe Network disponibiliza um vasto conjunto de informação comunitária, quer informação à medida e a pedido das empresas, como também informação genérica relevante constante do portal nacional.

Neste âmbito, destacam-se ainda as newsletters gratuitas com informação relevante sobre legislação comunitária, sobre oportunidades de negócio e cooperação e sobre concursos público internacionais.

Fruto da atividade desenvolvida pela AEP ao longo do Programa de Trabalho destes dois últimos anos 2017 – 2018, foram já concretizados 51 negócios nas áreas do business e da investigação entre empresas portuguesas e empresas de outros países, destacando-se a Alemanha, Holanda, Reino Unido, Finlândia, França, Espanha, Sérvia, Bulgária, Dinamarca, Letónia e China.

O portal SME Internationalisation, o portal “A sua Europa - Guia prático dos negócios na EU”, e o portal Access to Finance, nos quais os empresários e empreendedores podem aceder a informação sobre um conjunto de instrumentos financeiros, soutras fontes de informação com potencial interesse para a internacionalização das empresas portuguesas.

Usamos cookies para melhorar a navegação dos nossos visitantes. Ao fechar esta mensagem aceita o uso de cookies

fechar